Manifesto pela Língua do Poeta

A ideia inicial deste movimento foi de Teresa Bendini, escritora de literatura infantil e também poetisa, com a intenção de criar uma imagem contestadora, que seja irreverente e, ao mesmo tempo, capaz de introduzir em espaços elitizados, obras de poetas desconhecidos, buscando a valorização de poetas populares nas mais diversas regiões do país. Sua ideia inicial foi criar um painel com fotos de poetas com a língua de fora e enviar para o Museu da Língua Portuguesa. Porém, ao dividir sua ideia com Lucimara Fernandes, escritora de crônicas e poesias, novas ideias surgiram para a expansão deste movimento, como o blog do Movimento pela Língua do Poeta, um e-mail para contato com os poetas participantes, uma conta no Twitter para divulgação do movimento e este próprio manifesto.

Para a realização deste projeto, outras parcerias foram fundamentais, como: a participação do blog Tangram das Ideias, de Márcia Ribeiro, do Projeto Ligação e Bibliotecária da UNITAU, de Gilson Schwartz, da Cidade do Conhecimento da USP, e de José Luiz Goldfarb, Curador do Prêmio Jabuti e Professor da PUC, ambos ligados por movimentos literários e culturais.

Juntos, manifestam a crença de que só através da educação e da cultura pode-se transformar um país. Mas, para que essa transformação aconteça é fundamental que cada cidadão saiba escrever, ler e compreender o que foi lido. É fundamental que todos sejam capazes de desenvolver a sua sensibilidade para entender e criar novas formar de raciocínio e aprimorar a sua criatividade, além de seu senso crítico para analisar e escolher aquilo que mais lhe agrada e interessa, e não apenas o que lhe é imposto pela mídia e pelo meio em que vive.

Acreditam que desenvolver o hábito de leitura é o melhor caminho para se chegar a este crescimento, pois melhora o raciocínio, a escrita, a fala, o conhecimento e o comportamento humano.

A literatura oferece um novo mundo de possibilidades, de sonhos, de fantasias e também de realizações, de novas ideias, novas oportunidades. Através da leitura é possível viajar no tempo e no espaço, conhecer lugares e pessoas incríveis, viver emoções e experiências jamais imaginadas, como em um passe de mágica, sem sair do lugar...

Mais empolgante ainda que ler textos dos grandes autores é desenvolver o seu próprio texto, é expressar as suas próprias ideias, seus sentimentos jamais revelados, é surpreender-se com o seu próprio raciocínio, é se autoconhecer através da escrita.

E é aí que entra a poesia, pois a poesia está em tudo, em todas as pessoas e em toda a parte, ela está na natureza, no perfume das flores, na brisa da manhã, no brilho das estrelas, na luz na Lua, nas ondas do mar... Está nas pessoas, no sorriso da criança, no olhar do idoso, no carinho da mãe, no abraço do pai, no beijo de amor... Quem não consegue perceber isso, não consegue compreender a amplitude da poesia em sua vida... Como ela é transgressora, ousada e inerente ao ato de viver. Sem poesia, a vida é clichê.

Porém, muitos percebem, expressam e até chegam a escrever, a registrar este pensamento, este sentimento, em forma de poesia, mas não os revelam a ninguém... Guardam no fundo do baú sem ao menos reler seus manuscritos ou mostrar para os amigos e familiares... Outros até divulgam em seu meio social, mas não chegam a publicar, em livro ou blog, sem valorizar aquela obra, deixando-a ao esquecimento.

O que este movimento pretende é justamente resgatar estes escritores anônimos, desconhecidos, valorizar esses trabalhos e incentivar o surgimento de novos poetas, encorajando-os a expressar as suas ideias e os seus sentimentos, a colocar a língua para fora e soltar a poesia que está dentro de cada um, mostrar que todos têm o seu valor e que não é necessário ser um escritor famoso, ter obras premiadas ou ser reconhecido internacionalmente para escrever uma poesia... Todos podem ser poetas, basta abrir o coração, estar atento ao mundo a sua volta, revelar o que vai a sua alma e ter coragem de expressar tudo isso através da poesia!

Movimento pela língua do Poeta! Participe você também! Mostre a sua língua e expresse a poesia que está dentro de você!

Lucimara Fernandes
10/11/2011